Conheça nossos Produtos

sábado, 20 de outubro de 2012

Implante eletrônico que se dissolve


Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, da Universidade Tufts e de outras instituições criaram aparelhos eletrônicos totalmente biodegradáveis que podem vir a permitir que os médicos implantem sensores médicos ou dispositivos de administração de medicamentos que se dissolvem quando não são mais necessários. Os circuitos transitórios, descritos em uma edição recente da revista Science, podem ser programados para desaparecer após um determinado período de tempo, com base na durabilidade do seu revestimento de proteína de seda.

"Queremos que o dispositivo tenha uma função útil, mas depois que ele a conclui, queremos que ele simplesmente desapareça por meio de um processo de dissolução e reabsorção no corpo", diz John Rogers, físico-químico da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, e pesquisador sênior do estudo.

Os pesquisadores demonstram essa possibilidade com um dispositivo absorvível capaz de aquecer a área de um corte cirúrgico para impedir o crescimento bacteriano. Eles implantaram o circuito gerador de calor em ratos. Após três semanas, examinaram o local do implante e descobriram que o dispositivo tinha desaparecido quase que completamente, deixando apenas vestígios do revestimento de seda, o qual é eliminado do circuito em si mais lentamente do que o silício e o magnésio.

Nenhum comentário: