Quem era Teudas (Atos 5.36)


Seu nome, se for composto em grego, pode significar "presente de Deus", apesar de outros estudiosos[quem?] acreditarem que sua etimologia seja semítica e poderia significar "flui com a água".

Teudas, provavelmente, atuou como um pregador messiânico (muito recorrente na Judeia do século I) que se propunha a liderar massas judaicas, para fins de renovação religiosa e social. Proclamando-se um profeta mandado por Deus para socorrer o povo judeu que sofria sob o "status quo" vigente (inclusive a dominação romana), recorreu à tradição do herói nacional, Moisés, assegurando ser capaz de "abrir as águas" do rio Jordão.

Uma narrativa do livro de Josefo  historiador

"Passando um tempo, enquanto Cuspius Fadus era procurador da Judeia, um certo charlatão, cujo nome era Teudas, persuadiu muitas pessoas do povo simples a tomar seus haveres e acompanhá-lo até o rio Jordão. Dizia que era profeta, e que à sua ordem o rio se separaria abrindo fácil passagem para eles. Com essas palavras iludiu a muitos. Mas Fado não permitiu que eles consumassem essa loucura. Enviou uma unidade de cavalaria contra eles, que matou muitos num ataque de surpresa e também capturou muitos vivos. Tendo capturado Teudas, cortaram-lhe a cabeça e a levaram a Jerusalém"

Flavio Josefo, Antiguidades Judaicas





Comentários

As mais visitadas

Arvore de sicomoro (Lucas 19:1-10)